A principal causa de dor no joelho logo após um treino de corrida é a síndrome da BANDA ILIOTIBIAL.



O nome é difícil, mas entender é fácil.
É o ATRITO gerado pela banda iliotibial (Figura 1) contra uma parte óssea do joelho (epicôndilo lateral).

Foi inicialmente relatado em militares que trotavam LONGAS DISTÂNCIAS e agora com a popularização da corrida bastante frequente em corredores!


Claro que o joelho precisa ser EXAMINADO para excluir outros problemas como lesão de menisco, ou desgaste de cartilagem, principalmente se a dor começar após uma torção ou pancada na região.


Ajudando no diagnóstico, a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA mostra uma área esbranquiçada. (Figura 2)
Isso evidencia a inflamação da banda.

Como Evitar?
- A INCLINAÇÃO do terreno é uma das causas;
- Evite correr em praias inclinadas ou nas beiradas das ruas;
- O DECLIVE / DESCIDA também é prejudicial! - FORTALEÇA a musculatura do quadril - desbalanço muscular facilita o atrito da banda. (Figura 3)

Tratamento

Primeira semana - a boa e velha combinação de gelo e anti-inflamatório.
Realize exercícios que não incluam dobrar o joelho.
Segunda semana - Inicie o alongamento da estrutura afetada, como mostra a Figura 4.

Retorno ao esporte
Sempre individualizado e gradativo.
Realizar outros esportes (natação, musculação) nas primeiras semanas para não perder o condicionamento, é uma boa alternativa!


Dr. Bruno Butturi
Especialista em cirurgia do joelho
CRM: 175.419 | RQE: 87.292
USMLE certificate number: 0-959-289-0