CrossFit



“A Cultura CrossFit ” iniciou um crescimento sem precedentes desde o primeiro campeonato CrossFit em 2007, aumentou exponencialmente tendo atualmente mais de 13.000 academias em todo o mundo.
CrossFit é conhecido por ter um treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) devido aos seus diversos movimentos funcionais de alta intensidade. Isso ajuda a melhorar a profundidade das adaptações físicas e a ganhar força, resistência e potência, melhorando a saúde geral.

O CrossFit ajuda na perda de peso?

O CrossFit pode ter um impacto físico e mental positivo significativo. Os treinos CrossFit geralmente incluem exercícios funcionais ou exercícios que imitam os movimentos que você faz na vida cotidiana. Movimentos funcionais como balanços de kettlebell e pressões acima da cabeça podem ajudar a melhorar a agilidade, o equilíbrio e a flexibilidade.
CrossFit e outros exercícios de alta intensidade são eficazes para queimar calorias. Este programa leva à diminuição do percentual de gordura corporal, aumento da resistência aeróbia e aumento da massa corporal magra.

O CrossFit é seguro?

Vários estudos publicados apoiam o fato de que o treinamento CrossFit é relativamente seguro em comparação com o treinamento tradicional.
Um estudo recente publicado no Orthopaedic Journal of Sports Medicine entrevistou mais de 3.000 participantes do CrossFit, com cerca de 30 por cento relatando ter sofrido uma lesão nos 12 meses anteriores devido à sua participação no treinamento CrossFit. Lesões foram definidas como qualquer lesão muscular, tendínea, óssea, articular ou ligamentar sofrida durante a realização do CrossFit que resultou em uma consulta com um médico, interrupção dos exercícios ou necessidade de cirurgia. Outros estudos relataram que a maioria das lesões são leves a moderadas, chegando a cerca de 89,1 por cento.

O CrossFit é mais perigoso do que outros tipos de treinamento?

Evidências atuais no Journal for Sports Rehabilitation sugerem que o risco de lesões do treinamento CrossFit é comparável ao levantamento de peso olímpico, corrida de longa distância, atletismo, rúgbi, futebol, hóquei no gelo, futebol e ginástica.

Quais as articulações mais lesionadas no CrossFit?

Os participantes do sexo masculino, que treinam menos de três dias por semana e com menos de 1 ano de experiência são mais propensos a relatar lesão.

O CrossFit é adequado para diferentes faixas etárias quando realizado em um ambiente seguro e com a ajuda de profissionais qualificados.

Aquecimento, execução adequada dos exercícios são as melhores recomendações para evitar novas lesões.


Dr. Bruno Butturi
Especialista em cirurgia do joelho
CRM: 175.419 | RQE: 87.292
USMLE certificate number: 0-959-289-0