Canelite



Você sabe o que é?

Se você é atleta ou em alguma fase da sua vida ficou animado e resolveu começar com tudo em alguma prática esportiva, é muito provável que você já teve canelite.


Mas o que é a canelite de fato?

Basicamente, se trata de uma inflamação e degeneração do periósteo, uma membrana que recobre o osso. Esta alteração é resultado do uso excessivo dos músculos, tendões e tecido ósseo da região, ocorrendo em indivíduos que intensificaram ou alteraram suas rotinas de treino recentemente.


Quem sofre com isso?

Pode ocorrer em 12% a 18% das lesões na prática física da corrida. As mulheres são mais frequentemente afetadas.


Causa

A canelite é resultado de uma demanda excessiva dos músculos da região inferior da perna. Isso pode levar a degeneração progressiva da camada mais externa da Tíbia, o periósteo, local em que esses músculos estão inseridos.


Diagnóstico

É realizado a partir da história clínica do paciente e um bom exame físico, fato que não exclui a necessidade de exames complementares como diagnóstico diferencial a fim de comprovar a existência ou não da canelite


Tratamento

Consiste basicamente no repouso ou mudança da atividade (bicicleta, corrida, o que você gostar mais) associado a compressas de gelo e, se necessário, anti-inflamatórios.


Uma retomada progressiva do exercício é importante para evitar piora do quadro ou recidivas, assim como excluir ou evitar os fatores de risco da doença.


A necessidade de realizar uma abordagem cirurgica é raro e deve ser muito bem avaliada junto ao médico especialista.


Vou ficar bem?

Se tratada adequadamente, o quadro de canelite pode melhorar muito. Porém, existe o risco de reaparecimento quando o atleta retorna as atividades com elevada intensidade. Quando não tratada, a canelite pode evoluir para uma fratura por estresse.


Complicações

É importante ficar atento para as complicações da canelite, uma vez que ela pode evoluir para a Fratura por estresse dos ossos.


Isso ocorre porque o osso fica submetido à um estresse repetitivo, resultando em lesão óssea e dor intensa.

Dr. Bruno Butturi
Especialista em cirurgia do joelho
CRM: 175.419 | RQE: 87.292
USMLE certificate number: 0-959-289-0